quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A Falecida # 1 - agosto de 1991


A Falecida número um foi lançada em agosto de 1991, um mês após o lançamento da edição número zero. A ideia inicial de evento para distribuir o zine era a apresentação do monólogo "As Mãos de Eurídice", que estava em fase de montagem por Gilberto Davanço, pai de um dos editores do fanzine.

Com a morte do Gilberto, no dia 22 de julho de 1991, passado o susto, ficamos sabendo que o Sesc Ribeirão exibiria uma semana dedicada ao cinema do diretor John Huston. Corremos e produzimos um 'videofalecida' sobre a carreira do cineasta norte-americano que foi exibido no dia 23 de agosto de 1991, para pouca gente, mas o recado estava dado.

A Falecida # 1 trazia um editorial com o nosso ponto de vista sobre esta balela de Ribeirão Preto ser (?) a dita "capital da cultura":

RIBEIRÃO PRETO: CAPITAL DA CULTURA ?
RIBEIRÃO PRETO: CAPITAL DA CULTURA DO CAPITAL $
RIBEIRÃO PRETO: CAPITAL DA CULTURA FALECIDA !
RIBEIRÃO PRETO: CAPITAL D'A FALECIDA
A FALECIDA O QUE É? É ONDE SE LÊ O QUE NÃO SE LÊ POR AÍ.
É ONDE QUEM NÃO FALA POR AÍ FALA.
ONDE QUEM NÃO APARECE POR AÍ APARECE.
É ONDE QUEM FALA MAS NÃO FALA O QUE QUER FALA O QUE QUER O QUE GOSTA.
É ONDE QUEM NÃO PODE ($) LER PODE LER.
RIBEIRÃO PRETO: CIDADECAPITAL D'A FALECIDA.
A CIDADE ACABA DE FALECER.
NOSSOS PÊSAMES AOS QUE SOBREVIVERAM!

A capa do zine (acima) é um trabalho do artista plástico Luiz Carlos Falcão (1961-2003). Esta edição traz uma homenagem a Gilberto Davanço, a poesia de Patti Smith, uma matéria sobre mangás, uma HQ do Arnaldo Martinez Jr. (Boca de Porco) sobre Raul Seixas, uma foto de César Mulatti, uma HQ do gato do Fat Freddy e uma longa entrevista com o grupo Ira!, que você vê um pedaço abaixo, numa impressão em sistema matricial.


Um comentário:

  1. Senhores, quero fazer meu TCC do curso de história sobre os fanzines de Ribeirão Preto. A redação do texto precisa ser feita neste segundo semestre, portanto não há tempo para história oral, então preciso de material físico (cópias de originais) ou material digitalizado. Contatos: amaliods@baraodemaua.br, amalio.damas@gmail.com, (16) 3968-3919, (16) 3854-9935, (16) 99401-7449. Obrigado!

    ResponderExcluir